Olá leitores,
Eu sei que estou super sumida, mas a vida é assim, uma eterna correria, mas vamos logo ao post de hoje.
Algumas pessoas se perguntam (inclusive eu) sobre como é ser um bom programador(a), “onde vou aprender”, “o que preciso estudar” ou “o que é preciso fazer para ser um bom/boa programador(a)?", "Por onde começar?" Difícil? Sim, difícil. Eu listei logo abaixo ao meu ver os principais digamos "requisitos" para ao menos tentar ajudá-los nisso, vamos a eles:
Raciocínio Lógico
O programador resolve problemas utilizando código para transcrever um raciocínio lógico. Não acredito ser possível alguém ir muito longe na programação se não tiver essa forma de pensar, com uma visão sistêmica, melhorei muito nesse requisito desde quando comecei, mas confesso, ainda tenho um pouquinho de dificuldade, me julguem.
Ser autodidata
Não imagine que cursos irão te transformar num programador de uma hora pra outra, não!! Programador tem que ser autodidata, ou seja, correr atrás, pesquisar, fuçar, tentar, explorar, se não for, não tem como ser programador, o negócio mesmo é a dedicação.
Querer resolver problemas
Programação é grande parte do tempo resolução de problemas, seja um problema que o software irá resolver ou seja resolvendo problemas no próprio software. O programador tem que ser curioso e tem que ter interesse em resolver problemas.
Mantenha/Aprimore seu Inglês
Sem inglês o programador fica em uma fina camada de conhecimento, não chega no nível intermediário, hoje é assim em praticamente todas as áreas. Infelizmente o conhecimento escrito em português neste segmento é bem restrito, a maioria dos livros da minha área são em inglês, então nada melhor que praticar inglês um pouquinho né?!
Gostar de aprender
Estudar é uma constante na vida, é preciso ler, pesquisar, investigar, desvendar, duvidar, questionar, aprimorar, criar, inventar, procurar, entender...
Mas acima de tudo, detalhes que também fazem a diferença
- Ser concentrado;
- Ser curioso;
- Ser disciplinado;
- Ter disposição para estudar, mesmo não sendo nas áreas de seu interesse (dica valiosa);
- Ser paciente e persistente;
- Desconfiar que está errado ou se existe uma maneira melhor de resolver o problema;
- Saber ouvir os mais experientes e os que sabem menos também, sempre existe algo para se aprender;
- Não é preciso ser ótimo em matemática, mas é sempre bom dar uma revisada né!
Comentários
Postar um comentário