Pular para o conteúdo principal

O que um bom programador precisa saber, visto do olhar feminino

Olá leitores,


Eu sei que estou super sumida, mas a vida é assim, uma eterna correria, mas vamos logo ao post de hoje.


Algumas pessoas se perguntam (inclusive eu) sobre como é ser um bom programador(a),  “onde vou aprender”, “o que preciso estudar” ou “o que é preciso fazer para ser um bom/boa programador(a)?", "Por onde começar?" Difícil? Sim, difícil. Eu listei logo abaixo ao meu ver os principais digamos "requisitos" para ao menos tentar ajudá-los nisso, vamos a eles:


Raciocínio Lógico

O programador resolve problemas utilizando código para transcrever um raciocínio lógico. Não acredito ser possível alguém ir muito longe na programação se não tiver essa forma de pensar, com uma visão sistêmica, melhorei muito nesse requisito desde quando comecei, mas confesso, ainda tenho um pouquinho de dificuldade, me julguem. 


Ser autodidata

Não imagine que cursos irão te transformar num programador de uma hora pra outra, não!! Programador tem que ser autodidata, ou seja, correr atrás, pesquisar, fuçar, tentar, explorar, se não for, não tem como ser programador, o negócio mesmo é a dedicação.


Querer resolver problemas

Programação é grande parte do tempo resolução de problemas, seja um problema que o software irá resolver ou seja resolvendo problemas no próprio software. O programador tem que ser curioso e tem que ter interesse em resolver problemas.


Mantenha/Aprimore seu Inglês

Sem inglês o programador fica em uma fina camada de conhecimento, não chega no nível intermediário, hoje é assim em praticamente todas as áreas. Infelizmente o conhecimento escrito em português neste segmento é bem restrito, a maioria dos livros da minha área são em inglês, então nada melhor que praticar inglês um pouquinho né?!


Gostar de aprender

Estudar é uma constante na vida, é preciso ler, pesquisar, investigar, desvendar, duvidar, questionar, aprimorar, criar, inventar, procurar, entender...


Mas acima de tudo, detalhes que também fazem a diferença
  • Ser concentrado; 
  • Ser curioso;
  • Ser disciplinado;
  • Ter disposição para estudar, mesmo não sendo nas áreas de seu interesse (dica valiosa);
  • Ser paciente e persistente;
  • Desconfiar que está errado ou se existe uma maneira melhor de resolver o problema;
  • Saber ouvir os mais experientes e os que sabem menos também, sempre existe algo para se aprender;
  • Não é preciso ser ótimo em matemática, mas é sempre bom dar uma revisada né!

Espero que tenham gostado dessas dicas, você que é curioso(a), gosta de informática, gosta de tecnologia, não perca tempo, corra atrás pois nosso tempo é muito precioso para desperdiçá-lo.

Até o próximo post!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quick Post: Feliz dia do Macaron!

Em 2006, pâtisserie  Pierre Hermé  decidiu criar durante o mês de março,  o dia do macaron .    Trata-se de uma iniciativa com objetivos filantrópicos, propuseram que no dia 20 de março de todos os anos, o dinheiro arrecadado com os macarons vendidos em suas lojas iriam para uma instituição de caridade. Deu tão certo, que acabou se espalhando pelo mundo todo. Bacana né ?! Então vamos aproveitar e comemorar com essas delicinhas de macarons! Quem nunca comeu, eu recomendo experimentar um só que seja, mas não deixe de experimentar! ;)

Quick Post - Desenhando Ultron

Quick Post Pessoal, convido vocês a assistirem video do canal do Olivart's Desenhos, "Desenhando Ultron", feito por mim. Edição pela minha irmã Flavia Oliveira. Assistam lá !!! Obrigada a todos !

Como eu administro e organizo meu tempo no dia a dia? [Dica de ferramentas]

Olá leitores, Faz um bom tempo que eu não faço post para o blog e o mais engraçado é que o post de hoje tem tudo a ver com o motivo desse meu “desaparecimento”, o TEMPO. Isso mesmo, nesse post eu vou compartilhar com vocês algumas dicas de como eu faço/tento administrar meu tempo. É difícil de certo modo falar sobre o tempo, por que o tempo pode ser explicado-definido de maneiras diferentes, por exemplo, você “gasta” um tempo estudando, trabalhando, pra chegar em algum lugar, você usa seu tempo pra se dedicar a alguém ou algo que mereça atenção, ou que você goste mesmo, o tempo que você leva pra chegar em casa, no trabalho, na escola. O tempo que eu levei pra pensar e redigir este texto. Há milhares de formas de falarmos sobre o tempo. Às vezes eu queria que meu dia fosse 72 horas, por que tenho tantas ideias e coisas que gostaria de botar em prática, de fazer, de viajar,  fora o tempo a ser dedicado para o horário de trabalho, hora de descanso/dormir...