Olá leitores,
Faz um bom tempo que eu não faço post para o blog e o mais engraçado é que o post de hoje tem
tudo a ver com o motivo desse meu “desaparecimento”, o TEMPO.
tudo a ver com o motivo desse meu “desaparecimento”, o TEMPO.
Isso mesmo, nesse post eu vou compartilhar com vocês algumas dicas de como eu faço/tento
administrar meu tempo.
administrar meu tempo.
É difícil de certo modo falar sobre o tempo, por que o tempo pode ser explicado-definido de maneiras
diferentes, por exemplo, você “gasta” um tempo estudando, trabalhando, pra chegar em algum
lugar, você usa seu tempo pra se dedicar a alguém ou algo que mereça atenção, ou que você
goste mesmo, o tempo que você leva pra chegar em casa, no trabalho, na escola. O tempo que
eu levei pra pensar e redigir este texto.
diferentes, por exemplo, você “gasta” um tempo estudando, trabalhando, pra chegar em algum
lugar, você usa seu tempo pra se dedicar a alguém ou algo que mereça atenção, ou que você
goste mesmo, o tempo que você leva pra chegar em casa, no trabalho, na escola. O tempo que
eu levei pra pensar e redigir este texto.
Há milhares de formas de falarmos sobre o tempo.
Às vezes eu queria que meu dia fosse 72 horas, por que tenho tantas ideias e coisas que gostaria de
botar em prática, de fazer, de viajar, fora o tempo a ser dedicado para o horário de trabalho, hora de
descanso/dormir para momentos de lazer, com a família etc.
botar em prática, de fazer, de viajar, fora o tempo a ser dedicado para o horário de trabalho, hora de
descanso/dormir para momentos de lazer, com a família etc.
Nesse post em específico, vou explicar como eu tento administrar meu tempo no trabalho e em casa.
Por exemplo: No meu trabalho, (8 horas por dia), eu uso ferramentas que me auxiliam um pouco e
consigo administrar e organizar o tempo de acordo com minhas tarefas do dia.
Eu uso bastante o trello, por que eu consigo visualizar bem o que tenho que “fazer”, o que estou
“fazendo” e o que eu já “fiz”.
O legal da ferramenta é que tem opções para adicionar data para finalizar uma tarefa ou um projeto,
exemplo: “entregar tarefa x para tal data”, receber notificações, além do mais fica muito mais
organizado e tenho controle total das minhas atividades e projetos.
exemplo: “entregar tarefa x para tal data”, receber notificações, além do mais fica muito mais
organizado e tenho controle total das minhas atividades e projetos.
Um técnica legal que comecei a usar recentemente, é o pomodoro, essa técnica Pomodoro consiste
em trabalhar por blocos de tempo, chamados de Pomodoro. Cada Pomodoro tem 25 minutos, durante
os quais você tem que trabalhar em uma única tarefa, sem interrupções.
em trabalhar por blocos de tempo, chamados de Pomodoro. Cada Pomodoro tem 25 minutos, durante
os quais você tem que trabalhar em uma única tarefa, sem interrupções.
Esses pequenos intervalos são fundamentais para que sua mente não fique totalmente cansada. No
fim de cada pomodoro, você deve fazer uma pausa de 5 minutos. A cada quatro pomodori (plural
de pomodoro), você deve fazer uma pausa maior, de 30 minutos. Muito eficiente.
fim de cada pomodoro, você deve fazer uma pausa de 5 minutos. A cada quatro pomodori (plural
de pomodoro), você deve fazer uma pausa maior, de 30 minutos. Muito eficiente.
Outra método que eu tenho o costume de fazer, é criar no trello mesmo, uma lista de prioridades,
coisas que necessitam de mais atenção e que precisam ser feitas com mais urgência. Aí eu estipulo
um tempo de 45 minutos a 1 hora (usando a técnica do pomodoro) me dedicando a ela e revezando
se necessário.
coisas que necessitam de mais atenção e que precisam ser feitas com mais urgência. Aí eu estipulo
um tempo de 45 minutos a 1 hora (usando a técnica do pomodoro) me dedicando a ela e revezando
se necessário.
Esses dias mesmo, acabei pesquisando uma ferramenta de kanban similar ao trello, meistertask, mas
a diferença é que nele já vem atrelado um timer, então se você está trabalhando numa tarefa você
pode acionar o timer que ele ficará registrado nesta tarefa em específico, o tempo que foi dedicado
a ele. Legal né?!
a diferença é que nele já vem atrelado um timer, então se você está trabalhando numa tarefa você
pode acionar o timer que ele ficará registrado nesta tarefa em específico, o tempo que foi dedicado
a ele. Legal né?!
Já quando chego do trabalho ou estou em casa, eu tento sempre dividir meu tempo em várias atividades,
um tempo para descansar (botar as séries em dia rs), um tempo de estudo (normalmente 1 hora no
máximo 2 horas), um tempo para organização das minhas coisas (blog/site pessoal, leitura), um tempo
com a família, amigos, namorado. É bem difícil, mas se não fizermos assim ou tentarmos pelo menos,
nós acabamos não fazendo nada e desperdiçando tempo com coisas que não agregam em nada.
um tempo para descansar (botar as séries em dia rs), um tempo de estudo (normalmente 1 hora no
máximo 2 horas), um tempo para organização das minhas coisas (blog/site pessoal, leitura), um tempo
com a família, amigos, namorado. É bem difícil, mas se não fizermos assim ou tentarmos pelo menos,
nós acabamos não fazendo nada e desperdiçando tempo com coisas que não agregam em nada.
As minhas dicas iniciais:
se organize com alguma ferramenta de administração de tarefas, Trello, MeisterTask, ou qualquer outra que acha melhor, realmente ajuda;
Faça um kanban pro seus estudos, um pro seu trabalho, um pra lazer (por que não), de compromissos;
Adicione um ferramenta de tempo, faça o teste do pomodoro ou outra ferramenta similar, ajuda muito também, assim você tem um foco maior no que estiver fazendo;
Pra este post não ficar tão grande, encerro ele por aqui… com um conselho, não perca seu tempo, use-o a seu favor, no final vai valer a pena!
Até o próximo post!
Comentários
Postar um comentário